Cinema: O Jogo da Imitação

c872b71b32e62fd1a4fc3dccd17bf810O Jogo da Imitação concorre a 8 Oscars esse ano, e o porque disso? Benedict Cumberbatch! Já falei do meu amor por ele aqui quando indiquei a série inglesa Sherlock, e como ele consegue fazer cada personagem ser intenso.

O filme conta a história real do matemático Alan Turing, nascido em 1912 em Londres logo começou a dar traços para sua genialidade. Em 1996 o telefilme “Breaking the Code” com o ator Derek Jacobi retratou uma parte de sua vida, mas O Jogo da Imitação foi um pouco mais longe, contando o seu passado e o que levou a sua morte. 6a94279f98b9b18ba9f4a45ef25b3a96

Durante a Segunda Guerra Mundial Turing é chamado para fazer parte de um grupo de gênios que tem a missão de decodificar a máquina “Enigma” que era usada para mandar comandos de invasões e bombas dadas pela Alemanha nazista. Ele passa a comandar essa equipe e constrói a primeira máquina de Inteligência Artificial em 1943, a Colossus (apelidada no filme de Christopher). O que resultou em uma Alemanha derrotada e muita gente viva!

O filme ainda se estende aos anos pós-guerra quando Turing é condenado por homossexualidade, e obrigado a castração química que começou a afetar o raciocínio. Em 1954 alguns dizem que ele se suicidou usando veneno em uma maçã (como nos contos da Branca de Neve e que reza a lenda que a logo da Apple seja uma homenagem), mas há também que diga que foi um acidente em laboratório.

O fato é que anos depois reconhecemos esse gênio que uma sociedade inteira condenou. O filme pra mim ganha com certeza melhor ator no Oscar para Benedict, mas o melhor filme ainda é de BoyHood.

“Sometimes it is the people no one imagines any thing of who do the thing that no one can imagine.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s