Yayoi Kusama

Segunda começou com uma visita ao CCBB para ver a exposição “Obsessão Infinita” de Yayoi Kusama. A artista japonesa obcecada por pontos faz performances, videoarte, filmes, pintura, desenho, escultura, instalação, moda (quem lembra da colaboração com a Louis Vuitton?), poesia, ficção e “happenings” há seis décadas e desde de 1977 vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica, o que tem um Q de loucura, sobre isso ela explica:

“Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originária das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormentam em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligados à minha doença. Crio peças, mesmo quando não vejo alucinações”

A sala com espelhos e luzes é o ponto alto da exposição, em uma sala toda com adesivos (redondos claro) o visitante é convidado a participar da obra, e uma das minhas preferidas não podia ser fotografada, uma sala com quadros bem coloridos, lindos! Para quem não quer perder o CCBB do Rio fica aberto de quarta à segunda (indico os dias de semana, mais calmos).
IMG_4064

adrianIMG_4074lightsIMG_4107IMG_4101ballsIMG_4125Camisa: Cantão | Short: FARM | Tênis: Redley | Bolsa: Zara

Deixe um comentário

